Quem somos:

Minha foto
Piratini, SUL, Brazil
Nome: Silvia Haussen Garcia Formação: Pedagogia Administração Escolar; pós-graduação em Supervisão Escolar, Curso de Especialização em Mídias na Educação- Nível Avançado, em fase final. Profissão: Professora, atualmente exercendo a função de coordenadora pedagógica na SME de Piratini, ministrando curso de Formação continuada aos professores municipal, também interagindo com os educadores com a finalidade de acompanhar o trabalho docente, visando a melhoria no processo ensino-aprendizagem. Local de trabalho: SME de Piratini e Escolas Municipais Cidade: Piratini Educação do Campo: Interajo diretamente com professores que exercem suas funções docentes nas escolas do campo no município de Piratini. Participei do “Programa Escola Ativa” do MEC, com uma metodologia especificamente para as escolas multisseriadas do campo. Esta proposta visa atender a grande diversidade das populações rurais. Atualmente estou tendo a oportunidade de atuar como tutora a distância no Pólo de Santana do livramento. Estou feliz em interagir com educadores no curso "Educação do Campo" da UFPEL.

Projeto multidisciplinar no Colégio Estadual Carlos Alberto Ribas , em Jaguarão.

A professora Maria Denise Rodrigues da Silveira desenvolverá em 2010, o Projeto multidisciplinar no Colégio Estadual Carlos Alberto Ribas , em Jaguarão.

O referido projeto abrangerá conteúdos curriculares informativos sobre “Contabilidade sustentável” com a utilização da informática.

PROJETO: “AS MÍDIAS NA AMPLIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS”.

PROJETO: “AS MÍDIAS NA AMPLIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS”.

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1.1 Escolas Participantes:

E.M. de E. F. Gen. Antônio de Sampaio e Colégio Estadual Carlos Alberto Ribas – Jaguarão/RS

Escolas da Rede Municipal de Piratini

1.2 Público alvo: alunos das Séries Iniciais, Ensino Fundamental, Ensino Médio ( técnico em contabilidade) e professores da Rede Municipal de Piratini e Jaguarão.

1.3Tema: “Mídias na ampliação e construção de conhecimentos”.

1.4 Data da elaboração: 2009

1.5 Disciplinas envolvidas:

Língua Portuguesa

Matemática

Contabilidade

Alfabetização

1.6 Responsáveis:

Professoras: Ana Paula Ziemer Câmera

Maria Denise Rodrigues da Silveira.

Silvia Haussen Garcia

2. Mídias e outros recursos materiais utilizados:

Rádio:

Internet:Blog;

Outros recursos: uma caixa de som amplificada um microfone, um MP5, um DVD; duas caixas de som; armário de aço, laboratório de informática, CD, DVD e DATASHOW, Livros, revistas e outros impressos, Caixa de som e auto-falante, Câmera Digital, impressora;

3. Justificativa:

Tendo em vista o momento de transição em que vivemos, onde a tecnologia se torna cada vez mais presente em nosso dia a dia, exigindo profissionais da educação comprometidos e qualificados com as novas mídias tecnológicas, a fim de garantir uma educação de melhor qualidade a todos, torna-se necessário, que os professores qualifiquem a sua práxis pedagógica para oportunizar aos seus educados um processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e eficaz, onde o educando interaja de forma consciente a medida em que constrói o seu conhecimento.

Diante do exposto justificamos a importância da criação de uma rádio na E. M. de E. F General Antônio de Sampaio, que despertará e desenvolverá nos alunos a criatividade, o conhecimento e o espírito empreendedor, além da possibilidade de interação, de comunicabilidade e de entretenimento.

A idéia inicial pressupõe algumas atividades primeiramente com os alunos na expectativa de que os mesmos, a partir de uma prática nova de participação integrada e interativa, possam coordenar ações em conjunto, enfim, tenham a intenção de despertar em primeiro lugar a oralidade, desenvoltura e práticas coletivas (o social).

A intencionalidade destas práticas buscará o envolvimento de toda a comunidade escolar, Secretaria de Educação, parcerias e patrocinadores que queiram formalizar a viabilidade de inserção e construção de uma rádio na escola.

Esta proposta procurará atender ou minimizar as necessidades iminentes de uma comunidade carente de periferia e contribuir para acabar com a violência que se torna preocupante, tendo como primeiro intuito de que o horário do recreio se transforme em um ambiente de integração entre os alunos.

Considerando também, a necessidade de compartilhar experiências e sugestões pedagógicas com os professores, será criado um Blog “http://compartilharpedagogico.blospot.com”, para o rápido acesso aos recursos pedagógicos, que será disponibilizado através da internet, visando qualificar o fazer pedagógico.

O Blog abordará sugestões pedagógicas a respeito de temas variados como: Alfabetização, Matemática, Leitura, Escola Ativa, Constituinte Escolar, Contabilidade Sustentável, entre outros assuntos desenvolvidos nos cursos de Formação Continuada para os professores municipais de Jaguarão e Piratini e também divulgar o processo de criação de implementação da referida Rádio. Sentiu-se tal necessidade, ao se perceber as reais possibilidades de um blog.

4. Objetivos:

4.1 Geral: Construir o conhecimento através de propostas de Mídias inovadoras como: criação de rádio e blog, desenvolvendo assim, um processo ensino-aprendizagem de qualidade.

4.2 Específicos:

Instigar à utilização da mídia do rádio como um meio de sociabilizar as condutas, integrar ações, promover discussões que conduzam a propostas em harmonia e parcerias, visando o bem comum;

Estabelecer um espaço interativo, criativo e prazeroso de comunicação entre os membros da comunidade escolar;

Trabalhar a leitura, a oralidade e a escrita como um processo de formação de cidadania;

Criar um blog como meio de divulgação de todo o processo visando compartilhar experiências e sugestões, contribuindo para a melhoria no processo-ensino aprendizagem;

Oportunizar o rápido acesso aos recursos pedagógicos disponíveis na internet que possibilitem sanar possíveis dificuldades de aprendizagens nas séries iniciais;

Pesquisar sites que apresentem possibilidades pedagógicas com vistas a melhoria no processo ensino-aprendizagem;

Inserir no Blog, links de acesso rápido aos sites anteriormente pesquisados;

Disponibilizar aos professores o acesso ao Blog elaborado;

Oportunizar a postagem de comentários;

Divulgar o recurso pedagógico em reuniões e encontros;

Administrar e acompanhar a utilização;

Despertar nos alunos a vontade de participar desenvolvendo potencialidades de expressão, oralidade, conduta e criação, entre outras.

5. Metodologia:

5.1 Criação da rádio Recreassom”

· Conceituar para os alunos a importância da utilização da mídia rádio enquanto instrumento de interação e integração das comunicações e ações;

· Montar uma estrutura que vislumbre o espaço da rádio contando em primeiro lugar com os recursos disponíveis na escola e posteriormente desenvolver e promover ações para construções concreta da rádio escola;

· Oferecer orientação para elaboração das programações da rádio, através de pesquisas na internet, porém deixando a critério dos alunos as resoluções e construções de tais programações;

· Disponibilizar o espaço da rádio para toda a comunidade escolar para que todos possam promover ações conjuntas;

A proposta da rádio teve início em junho de 2009, que consistiu na idéia de sociabilizar e integrar toda a comunidade escolar, utilizando-se de uma caixa amplificada, um aparelho de DVD e um microfone. Tudo começou timidamente, porém faltava um local para a aparelhagem, que ao invés de uma sala de recursos que não dispúnhamos. Aproveitamos então, um armário de latão antigo, sem uso e aplicando a técnica de grafitismo, feita por um aluno da 8 série, fez-se uma decoração e o mesmo passou a ser o nosso armário de recursos da rádio “Recreassom”, que vai ao ar durante o horário do recreio.

A partir daí, até os dias de hoje, durante esse ano letivo e dando seguimento em 2010, a rádio vai ao ar.

Para o funcionamento da rádio, os alunos da 8ª série colocam as músicas escolhidas por eles e por colegas de outras turmas, sendo cada dia da semana, destinado a duas ou mais séries.

A utilização desse espaço é para que os alunos possam, com o microfone, se expressar de alguma forma, trabalhando a oralidade e a expressividade, mandando um recado para alguém, declamando alguma poesia, dando alguma notícia referente ao dia da escola (alguma novidade e/ou algum recado para os alunos).

É proporcionada a interatividade com os colegas com brincadeiras, tais como: adivinhação (com direito a um agrado: pirulito ou bala), recados, curiosidades.

A administração escolar também já utilizou rádio para a entrega de medalhas e troféus das inter-séries.

A coordenação das atividades radiofônicas são realizadas durante as aulas de redação, com auxílio da professora Ana Paula Ziemer Camera, juntamente com a turma da 8ª série, a qual faz toda a organização do material e da programação do dia.


5.2 Criação do Blog “compartilharpedagogico”.

· Pesquisa em sites que apresentem possibilidades pedagógicas com vistas à melhoria no ensino-aprendizagem.

· Criação do Blog com links de acesso rápido aos sites anteriormente pesquisados.

· Divulgação do recurso pedagógico em reuniões e encontros;

· Oportunizar a Postagem de comentários e a inserção de novos links;

· Postar sugestões pedagógicas provenientes dos cursos de formação continuada;

· Administrar e acompanhar a utilização do Blog.

6. RESULTADOS ESPERADOS:


6.1 Na proposta da Criação da RádioRecreassom” e do Blog “compartilharpedagogico”.


Melhoria no processo ensino-aprendizagem.

Educação de Melhor qualidade.

Alunos e professores comprometidos, criativos, que saibam atuar no meio em que vivem, empregando a criatividade, a sensibilidade e a iniciativa, de forma cooperativa.

Desenvolvimento da oralidade e expressividade; maior autonomia e aquisição de novos conhecimentos

Sugimento de lideranças;

Interação “intra e interpessoal”,

Maior integração e cooperação entre os envolvidos e diminuição da violência na comunidade escolar, assim como fortalecimento do senso crítico.

Aulas mais dinâmicas e atrativas.

Professores motivados e capacitados.

Enfim, esta proposta oportunizará aos alunos e professores que aprendam fazendo, criando, construindo além de despertar valores, onde o educando aprende a conviver, adquirindo a inteligência emocional, tão importante para convivermos em sociedade.


6.2 Propostas futuras:

Acreditamos que a construção de uma rádio na EMEF. Gen. Antônio de Sampaio, para 2010, trata de uma proposta que procurará atender ou minimizar as necessidades iminentes de uma comunidade carente de periferia. Os alunos já se mostraram receptivos e participativos com a proposta inicial que contou com poucos recursos, desta forma acredita-se que com um espaço completo para inserção dessa mídia, os educandos poderão mostrar muito além do que já se propuseram, e sendo assim, buscarão toda a ajuda necessária e parcerias para o trabalho, que só seguirá com êxito, se todos se unirem para tal propósito.

O Blog registrará todas as ações e atividades futuras envolvendo sugestões pedagógicas relacionadas a temas variados, provenientes dos cursos de formação continuada, que são desenvolvidos pelas Secretarias Municipais de Educação de Jaguarão e Piratini, além de divulgar todo e qualquer trabalho das escolas desses municípios, que por ventura, queiram compartilhar.

As atividades da rádio: “Recreassom”, na E. M. de E. F. General Antônio de Sampaio de Jaguarão, também serão divulgadas no referido Blog.

Assim sendo, o Blog “compartilharpedagogico” conterá registros de ações, atividades, sugestões e experiências pedagógicas a fim de contribuir para uma educação de melhor qualidade, além de proporcionar intercâmbio entre todos os envolvidos.

7. Cronograma:

Ações referentes à criação da rádio

jun

jul

ago

set

out

nov

dez

mar

abr

maio

Análise da realidade sobre o interesse e possibilidades de criação de uma rádio na escola

X

Elaboração do Projeto

X

Montagem da estrutura e organização do espaço da rádio

X

X

Orientação para elaboração das programações da rádio, através de pesquisas na internet

X

X

X

X

X

X

X

X

X

Disponibilização do espaço da rádio

X

X

X

X

X

X

X

X

OBS: Devido a gripe H1N1 o projeto foi interrompido em julho, sendo retomado em outubro.

Ações referentes à implantação do Blog

jun

jul

ago

set

out

nov

dez

mar

abr

maio

Elaboração do projeto

X

Criação do Blog

X

Divulgação

X

X

X

X

Pesquisa de links e inserção no blog

X

X

X

X

Disponibilização do blog

X

X

X

X

X

X

X

Oportunizar a postagem de comentários

X

X

X

X

X

X

X

Administrar e acompanhar o blog

X

X

X

X

X

X

X

Avaliação

X

X

X

X

X

X

X

X

x

x

8. AVALIAÇÃO:

A avaliação será contínua, sistemática e processual, sendo considerado satisfatório se houver participação, interesse e comprometimento dos envolvidos com os trabalhos realizados e utilização dos conhecimentos adquiridos em novas situações. Assim sendo melhoria no processo ensino-aprendizagem.

9. CONCLUSÃO:

O presente projeto foi baseado em propostas que visam melhor atender as expectativas e necessidades de cada realidade.

A proposta de criação da rádio “Recreassom”, da E. M. de E. F. General Antônio de Sampaio de jaguarão oportunizou um crescimento significativo em termos de habilidades e competências, dando oportunidade para que se efetivasse uma práxis pedagógica mais inovadora e eficaz onde o aluno realmente é sujeito atuante no processo de construção do conhecimento.

A criação da rádio oportunizou espaço de interação e uma oficina de aprendizagem, na medida em que os alunos planejam, pesquisam e decidem o que fazer, colocando em prática todo o aprendizado. Com certeza o recurso tecnológico rádio proporciona espaço para que o professor implemente uma educação de melhor qualidade, numa perfectiva interacionista.

Em relaçao a criação do blog constatou-se a necessidade e possibilidades dessa ferramenta tecnológica, em virtude do momento em que vivemos, onde cada vez mais, as tecnologias estão disponíveis, contribuindo para fazermos rede, interligando e recebendo novos conhecimentos.

É possível oportunizar o acesso ao conhecimento, divulgando ações, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem, pois envolve alunos, professores e coordenadores pedagógicos, em prol de uma educação mais dinâmica e de qualidade.

10. Bibliografias:

PAIVA, Paulo Roberto; CONTABILIDADE AMBIENTAL, Evidenciação dos Gastos Ambientais com Transferência focada na Prevenção, São Paulo, editora Atlas S.A - 2003

FERREIRA, Aracéli Cristina de Souza; CONTABILIDADE AMBIENTAL, Uma informação para o desenvolvimento sustentável, São Paulo, editora Atlas S.A – 2003

KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira, TINOCO, João Eduardo Prudêncio; CONTABILIDADE E GESTÃO AMBIENTAL, São Paulo, editora Atlas S.A - 2004

http://www.minutopeloclima.org.br/

http://www.ecodebate.com.br/radio/

http://twitter.com/minutopeloclima

http://www.ecodebate.com.br/revista-cidadania-e-meio-ambiente/

http://www.klickeducacao.com.br/2006/materia/16/display/0,5912,POR-16-39-1128-,00.html#10

http://www.domtotal.com/noticias/detalhes.php?notId=153562
http://meioambienteeetc.blogspot.com/2009/11/reuniao-de-copenhague-sobre-mudancas.html

http://site.noticiaproibida.org/o-efeito-estufa.html

http://silviahelenice-leituraescrita.blogspot.com/

Neste link consta sugestões da revista nova escola.
http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/efii/lp_lingua-escrita_producao-de-textos-.shtml

HTTP://lusanttosblogspotcom200905atividade.html (Atividades de Alfabetização com diferentes gêneros textuais)

Atividade Mhttp://educacao-silvia.blogspot.com/ídia Impressa.doc

http://educacao-silvia.blogspot.com/

Reportagem da revista Época: Um século de cordel, de Lauro Lisboa Garcia e Beatriz Velloso. Disponível em: http://epoca.globo.com/edic/20010521/cult1a.htm

www.radioconsciencialivre.com,

Google Earth (http://earth.google.com/),

Impressos e outros materiais didáticos em sala de aula, de João Bosco Pitombeira de Carvalho (http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2005/mdeu/tetxt4.htm),

leitura do texto Livros em Sala de Aula – modos de usar
http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2005/mdeu/tetxt3.htm de Roxane Rojo.

Um livro Inesquecível
(http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/147_nov01/html/projetos2

Sabe o que dá pra fazer com estas revistas?, de Denise Pellegrini, http://www.ensino.net/novaescola/121_abr99/html/material.htm -

As boas lições que aparecem nos gibis, de Dagmar Serpa e Marcelo Alencar, http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/111_abr98/html/repcapa.htm.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Curso Escola Ativa



Metodologia Escola Ativa
Para as escola multisseriadas do campo e demais escolas.


A mídia utilizadas: fotos digitais, filme, computador e data ShoW.


Resultado desejado:Professores desenvolvendo a  proposta da Escola Ativa


Metodologia

Criação deComitês 
Comitê Cultural: Responsáveis pelas organizações de eventos culturais, teatro, resgate das brincadeiras de roda da região e projetos diversos;   
Comitê do Meio Ambiente( Fazer campanhas, sensibilizar e envolver a Comunidade na Conscientização)
 Comitê da Recreação( Atividades recreativas no horário do recreio conjuntas com a comunidade escolar, promover a integração PROFESSORA/ESCOLA. 
Comitê de recepção: Os alunos recepcionam as visitas na escola.


          O conselho pode ser convidado como orientador do processo da criação dos comitês (duração de seis meses)   Outras propostas para a escola Ativa: Colegiado estudantil, cartaz dos combinados, ficha de controle da presença, caixa de sugestões, caixa de compromisso, caderno de auto-avaliação( reflexões, caminhos...)

            Nenhum comentário:

            Postar um comentário