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Piratini, SUL, Brazil
Nome: Silvia Haussen Garcia. Formação: Pedagogia Administração Escolar; pós-graduação em Supervisão Escolar. Curso de Especialização em Mídias na Educação. Profissão: Professora. Local de trabalho: E. E. E. F. Prof. José Pedro Garcia e E. E. E. F. Ruy Ramos. Cidade: Piratini. Tutora a distância pela UFPEL, no curso de Educação do Campo, atuando no Pólo de Hulha Negra.

Projeto multidisciplinar no Colégio Estadual Carlos Alberto Ribas , em Jaguarão.

A professora Maria Denise Rodrigues da Silveira desenvolverá em 2010, o Projeto multidisciplinar no Colégio Estadual Carlos Alberto Ribas , em Jaguarão.

O referido projeto abrangerá conteúdos curriculares informativos sobre “Contabilidade sustentável” com a utilização da informática.

PROJETO: “AS MÍDIAS NA AMPLIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS”.

PROJETO: “AS MÍDIAS NA AMPLIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS”.

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1.1 Escolas Participantes:

E.M. de E. F. Gen. Antônio de Sampaio e Colégio Estadual Carlos Alberto Ribas – Jaguarão/RS

Escolas da Rede Municipal de Piratini

1.2 Público alvo: alunos das Séries Iniciais, Ensino Fundamental, Ensino Médio ( técnico em contabilidade) e professores da Rede Municipal de Piratini e Jaguarão.

1.3Tema: “Mídias na ampliação e construção de conhecimentos”.

1.4 Data da elaboração: 2009

1.5 Disciplinas envolvidas:

Língua Portuguesa

Matemática

Contabilidade

Alfabetização

1.6 Responsáveis:

Professoras: Ana Paula Ziemer Câmera

Maria Denise Rodrigues da Silveira.

Silvia Haussen Garcia

2. Mídias e outros recursos materiais utilizados:

Rádio:

Internet:Blog;

Outros recursos: uma caixa de som amplificada um microfone, um MP5, um DVD; duas caixas de som; armário de aço, laboratório de informática, CD, DVD e DATASHOW, Livros, revistas e outros impressos, Caixa de som e auto-falante, Câmera Digital, impressora;

3. Justificativa:

Tendo em vista o momento de transição em que vivemos, onde a tecnologia se torna cada vez mais presente em nosso dia a dia, exigindo profissionais da educação comprometidos e qualificados com as novas mídias tecnológicas, a fim de garantir uma educação de melhor qualidade a todos, torna-se necessário, que os professores qualifiquem a sua práxis pedagógica para oportunizar aos seus educados um processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e eficaz, onde o educando interaja de forma consciente a medida em que constrói o seu conhecimento.

Diante do exposto justificamos a importância da criação de uma rádio na E. M. de E. F General Antônio de Sampaio, que despertará e desenvolverá nos alunos a criatividade, o conhecimento e o espírito empreendedor, além da possibilidade de interação, de comunicabilidade e de entretenimento.

A idéia inicial pressupõe algumas atividades primeiramente com os alunos na expectativa de que os mesmos, a partir de uma prática nova de participação integrada e interativa, possam coordenar ações em conjunto, enfim, tenham a intenção de despertar em primeiro lugar a oralidade, desenvoltura e práticas coletivas (o social).

A intencionalidade destas práticas buscará o envolvimento de toda a comunidade escolar, Secretaria de Educação, parcerias e patrocinadores que queiram formalizar a viabilidade de inserção e construção de uma rádio na escola.

Esta proposta procurará atender ou minimizar as necessidades iminentes de uma comunidade carente de periferia e contribuir para acabar com a violência que se torna preocupante, tendo como primeiro intuito de que o horário do recreio se transforme em um ambiente de integração entre os alunos.

Considerando também, a necessidade de compartilhar experiências e sugestões pedagógicas com os professores, será criado um Blog “http://compartilharpedagogico.blospot.com”, para o rápido acesso aos recursos pedagógicos, que será disponibilizado através da internet, visando qualificar o fazer pedagógico.

O Blog abordará sugestões pedagógicas a respeito de temas variados como: Alfabetização, Matemática, Leitura, Escola Ativa, Constituinte Escolar, Contabilidade Sustentável, entre outros assuntos desenvolvidos nos cursos de Formação Continuada para os professores municipais de Jaguarão e Piratini e também divulgar o processo de criação de implementação da referida Rádio. Sentiu-se tal necessidade, ao se perceber as reais possibilidades de um blog.

4. Objetivos:

4.1 Geral: Construir o conhecimento através de propostas de Mídias inovadoras como: criação de rádio e blog, desenvolvendo assim, um processo ensino-aprendizagem de qualidade.

4.2 Específicos:

Instigar à utilização da mídia do rádio como um meio de sociabilizar as condutas, integrar ações, promover discussões que conduzam a propostas em harmonia e parcerias, visando o bem comum;

Estabelecer um espaço interativo, criativo e prazeroso de comunicação entre os membros da comunidade escolar;

Trabalhar a leitura, a oralidade e a escrita como um processo de formação de cidadania;

Criar um blog como meio de divulgação de todo o processo visando compartilhar experiências e sugestões, contribuindo para a melhoria no processo-ensino aprendizagem;

Oportunizar o rápido acesso aos recursos pedagógicos disponíveis na internet que possibilitem sanar possíveis dificuldades de aprendizagens nas séries iniciais;

Pesquisar sites que apresentem possibilidades pedagógicas com vistas a melhoria no processo ensino-aprendizagem;

Inserir no Blog, links de acesso rápido aos sites anteriormente pesquisados;

Disponibilizar aos professores o acesso ao Blog elaborado;

Oportunizar a postagem de comentários;

Divulgar o recurso pedagógico em reuniões e encontros;

Administrar e acompanhar a utilização;

Despertar nos alunos a vontade de participar desenvolvendo potencialidades de expressão, oralidade, conduta e criação, entre outras.

5. Metodologia:

5.1 Criação da rádio Recreassom”

· Conceituar para os alunos a importância da utilização da mídia rádio enquanto instrumento de interação e integração das comunicações e ações;

· Montar uma estrutura que vislumbre o espaço da rádio contando em primeiro lugar com os recursos disponíveis na escola e posteriormente desenvolver e promover ações para construções concreta da rádio escola;

· Oferecer orientação para elaboração das programações da rádio, através de pesquisas na internet, porém deixando a critério dos alunos as resoluções e construções de tais programações;

· Disponibilizar o espaço da rádio para toda a comunidade escolar para que todos possam promover ações conjuntas;

A proposta da rádio teve início em junho de 2009, que consistiu na idéia de sociabilizar e integrar toda a comunidade escolar, utilizando-se de uma caixa amplificada, um aparelho de DVD e um microfone. Tudo começou timidamente, porém faltava um local para a aparelhagem, que ao invés de uma sala de recursos que não dispúnhamos. Aproveitamos então, um armário de latão antigo, sem uso e aplicando a técnica de grafitismo, feita por um aluno da 8 série, fez-se uma decoração e o mesmo passou a ser o nosso armário de recursos da rádio “Recreassom”, que vai ao ar durante o horário do recreio.

A partir daí, até os dias de hoje, durante esse ano letivo e dando seguimento em 2010, a rádio vai ao ar.

Para o funcionamento da rádio, os alunos da 8ª série colocam as músicas escolhidas por eles e por colegas de outras turmas, sendo cada dia da semana, destinado a duas ou mais séries.

A utilização desse espaço é para que os alunos possam, com o microfone, se expressar de alguma forma, trabalhando a oralidade e a expressividade, mandando um recado para alguém, declamando alguma poesia, dando alguma notícia referente ao dia da escola (alguma novidade e/ou algum recado para os alunos).

É proporcionada a interatividade com os colegas com brincadeiras, tais como: adivinhação (com direito a um agrado: pirulito ou bala), recados, curiosidades.

A administração escolar também já utilizou rádio para a entrega de medalhas e troféus das inter-séries.

A coordenação das atividades radiofônicas são realizadas durante as aulas de redação, com auxílio da professora Ana Paula Ziemer Camera, juntamente com a turma da 8ª série, a qual faz toda a organização do material e da programação do dia.


5.2 Criação do Blog “compartilharpedagogico”.

· Pesquisa em sites que apresentem possibilidades pedagógicas com vistas à melhoria no ensino-aprendizagem.

· Criação do Blog com links de acesso rápido aos sites anteriormente pesquisados.

· Divulgação do recurso pedagógico em reuniões e encontros;

· Oportunizar a Postagem de comentários e a inserção de novos links;

· Postar sugestões pedagógicas provenientes dos cursos de formação continuada;

· Administrar e acompanhar a utilização do Blog.

6. RESULTADOS ESPERADOS:


6.1 Na proposta da Criação da RádioRecreassom” e do Blog “compartilharpedagogico”.


Melhoria no processo ensino-aprendizagem.

Educação de Melhor qualidade.

Alunos e professores comprometidos, criativos, que saibam atuar no meio em que vivem, empregando a criatividade, a sensibilidade e a iniciativa, de forma cooperativa.

Desenvolvimento da oralidade e expressividade; maior autonomia e aquisição de novos conhecimentos

Sugimento de lideranças;

Interação “intra e interpessoal”,

Maior integração e cooperação entre os envolvidos e diminuição da violência na comunidade escolar, assim como fortalecimento do senso crítico.

Aulas mais dinâmicas e atrativas.

Professores motivados e capacitados.

Enfim, esta proposta oportunizará aos alunos e professores que aprendam fazendo, criando, construindo além de despertar valores, onde o educando aprende a conviver, adquirindo a inteligência emocional, tão importante para convivermos em sociedade.


6.2 Propostas futuras:

Acreditamos que a construção de uma rádio na EMEF. Gen. Antônio de Sampaio, para 2010, trata de uma proposta que procurará atender ou minimizar as necessidades iminentes de uma comunidade carente de periferia. Os alunos já se mostraram receptivos e participativos com a proposta inicial que contou com poucos recursos, desta forma acredita-se que com um espaço completo para inserção dessa mídia, os educandos poderão mostrar muito além do que já se propuseram, e sendo assim, buscarão toda a ajuda necessária e parcerias para o trabalho, que só seguirá com êxito, se todos se unirem para tal propósito.

O Blog registrará todas as ações e atividades futuras envolvendo sugestões pedagógicas relacionadas a temas variados, provenientes dos cursos de formação continuada, que são desenvolvidos pelas Secretarias Municipais de Educação de Jaguarão e Piratini, além de divulgar todo e qualquer trabalho das escolas desses municípios, que por ventura, queiram compartilhar.

As atividades da rádio: “Recreassom”, na E. M. de E. F. General Antônio de Sampaio de Jaguarão, também serão divulgadas no referido Blog.

Assim sendo, o Blog “compartilharpedagogico” conterá registros de ações, atividades, sugestões e experiências pedagógicas a fim de contribuir para uma educação de melhor qualidade, além de proporcionar intercâmbio entre todos os envolvidos.

7. Cronograma:

Ações referentes à criação da rádio

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abr

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Análise da realidade sobre o interesse e possibilidades de criação de uma rádio na escola

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Elaboração do Projeto

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Montagem da estrutura e organização do espaço da rádio

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Orientação para elaboração das programações da rádio, através de pesquisas na internet

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Disponibilização do espaço da rádio

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OBS: Devido a gripe H1N1 o projeto foi interrompido em julho, sendo retomado em outubro.

Ações referentes à implantação do Blog

jun

jul

ago

set

out

nov

dez

mar

abr

maio

Elaboração do projeto

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Criação do Blog

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Divulgação

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Pesquisa de links e inserção no blog

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Disponibilização do blog

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Oportunizar a postagem de comentários

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Administrar e acompanhar o blog

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Avaliação

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8. AVALIAÇÃO:

A avaliação será contínua, sistemática e processual, sendo considerado satisfatório se houver participação, interesse e comprometimento dos envolvidos com os trabalhos realizados e utilização dos conhecimentos adquiridos em novas situações. Assim sendo melhoria no processo ensino-aprendizagem.

9. CONCLUSÃO:

O presente projeto foi baseado em propostas que visam melhor atender as expectativas e necessidades de cada realidade.

A proposta de criação da rádio “Recreassom”, da E. M. de E. F. General Antônio de Sampaio de jaguarão oportunizou um crescimento significativo em termos de habilidades e competências, dando oportunidade para que se efetivasse uma práxis pedagógica mais inovadora e eficaz onde o aluno realmente é sujeito atuante no processo de construção do conhecimento.

A criação da rádio oportunizou espaço de interação e uma oficina de aprendizagem, na medida em que os alunos planejam, pesquisam e decidem o que fazer, colocando em prática todo o aprendizado. Com certeza o recurso tecnológico rádio proporciona espaço para que o professor implemente uma educação de melhor qualidade, numa perfectiva interacionista.

Em relaçao a criação do blog constatou-se a necessidade e possibilidades dessa ferramenta tecnológica, em virtude do momento em que vivemos, onde cada vez mais, as tecnologias estão disponíveis, contribuindo para fazermos rede, interligando e recebendo novos conhecimentos.

É possível oportunizar o acesso ao conhecimento, divulgando ações, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem, pois envolve alunos, professores e coordenadores pedagógicos, em prol de uma educação mais dinâmica e de qualidade.

10. Bibliografias:

PAIVA, Paulo Roberto; CONTABILIDADE AMBIENTAL, Evidenciação dos Gastos Ambientais com Transferência focada na Prevenção, São Paulo, editora Atlas S.A - 2003

FERREIRA, Aracéli Cristina de Souza; CONTABILIDADE AMBIENTAL, Uma informação para o desenvolvimento sustentável, São Paulo, editora Atlas S.A – 2003

KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira, TINOCO, João Eduardo Prudêncio; CONTABILIDADE E GESTÃO AMBIENTAL, São Paulo, editora Atlas S.A - 2004

http://www.minutopeloclima.org.br/

http://www.ecodebate.com.br/radio/

http://twitter.com/minutopeloclima

http://www.ecodebate.com.br/revista-cidadania-e-meio-ambiente/

http://www.klickeducacao.com.br/2006/materia/16/display/0,5912,POR-16-39-1128-,00.html#10

http://www.domtotal.com/noticias/detalhes.php?notId=153562
http://meioambienteeetc.blogspot.com/2009/11/reuniao-de-copenhague-sobre-mudancas.html

http://site.noticiaproibida.org/o-efeito-estufa.html

http://silviahelenice-leituraescrita.blogspot.com/

Neste link consta sugestões da revista nova escola.
http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/efii/lp_lingua-escrita_producao-de-textos-.shtml

HTTP://lusanttosblogspotcom200905atividade.html (Atividades de Alfabetização com diferentes gêneros textuais)

Atividade Mhttp://educacao-silvia.blogspot.com/ídia Impressa.doc

http://educacao-silvia.blogspot.com/

Reportagem da revista Época: Um século de cordel, de Lauro Lisboa Garcia e Beatriz Velloso. Disponível em: http://epoca.globo.com/edic/20010521/cult1a.htm

www.radioconsciencialivre.com,

Google Earth (http://earth.google.com/),

Impressos e outros materiais didáticos em sala de aula, de João Bosco Pitombeira de Carvalho (http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2005/mdeu/tetxt4.htm),

leitura do texto Livros em Sala de Aula – modos de usar
http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2005/mdeu/tetxt3.htm de Roxane Rojo.

Um livro Inesquecível
(http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/147_nov01/html/projetos2

Sabe o que dá pra fazer com estas revistas?, de Denise Pellegrini, http://www.ensino.net/novaescola/121_abr99/html/material.htm -

As boas lições que aparecem nos gibis, de Dagmar Serpa e Marcelo Alencar, http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/111_abr98/html/repcapa.htm.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Compartilhar Pedagógico

Somos Professoras e Coodernadoras Pedagógicas unidas pelo propósito de compartilhar experiências e sugestões, que oportunizem melhoria no processo-ensino aprendizagem, contribuido para o fazer pedagógico.

8 comentários:

  1. Acho muito interessante criar um espaço onde se compartilhe as idéias, fiquei feliz em ver postadas algumas fotos da Rádio Recreassom e com certeza meus alunos também ficarão. Sou a Professora Ana Paula, criadora da Rádio Recreassom.Bjs.

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  2. Contabilidade Ambiental
    Os recursos naturais (matérias-primas) são limitados e estão sendo fortemente afetados pelos processos de utilização, exaustão e degradação decorrentes de atividades públicas ou privadas, portanto estão cada vez mais escassos relativamente mais caros ou se encontram legalmente mais protegidos.
    Os bens naturais (água, ar) já não são mais bens livre-grátis. Por exemplo, a água possui valor econômico, ou seja, se paga, e cada vez se pagará mais por esse recurso natural. Determinadas indústrias, principalmente com tecnologias avançadas, necessitam de áreas com relativa pureza atmosférica. Ao mesmo tempo, uma residência num bairro com ar puro custa bem mais do que uma casa em região poluída.
    O crescimento da população humana, principalmente em grandes regiões metropolitanas e nos países menos desenvolvidos, exerce forte conseqüência sobre o meio ambiente em geral e os recursos naturais em particular.

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  3. Gestão Ambiental
    O termo gestão ambiental é bastante abrangente. Ele é freqüentemente usado para designar ações ambientais em determinados espaços geográficos, como por exemplo: gestão ambiental de bacias hidrográficas, gestão ambiental de parques e reservas florestais, gestão de áreas de proteção ambiental, gestão ambiental de reservas de biosfera e outras tantas modalidades de gestão que incluam aspectos ambientais.
    A gestão ambiental empresarial está essencialmente voltada para organizações, ou seja, companhias, corporações, firmas, empresas ou instituições e pode ser definida como sendo um conjunto de políticas, programas e práticas administrativas e operacionais que levam em conta a saúde e a segurança das pessoas e a proteção do meio ambiente através da eliminação ou minimização de impactos e danos ambientais decorrentes do planejamento, implantação, operação, ampliação, realocação ou desativação de empreendimentos ou atividades, incluindo-se todas as fases do ciclo de vida de um produto.
    O objetivo maior da gestão ambiental deve ser a busca permanente de melhoria da qualidade ambiental dos serviços, produtos e ambiente de trabalho de qualquer organização pública ou privada.
    A busca permanente da qualidade ambiental é portanto um processo de aprimoramento constante do sistema de gestão ambiental global de acordo com a política ambiental estabelecida pela organização.
    Há também objetivos específicos da gestão ambiental, claramente definidos segundo a própria norma NBR-ISO 14.001 que destaca cinco pontos básicos.
    Além dos objetivos oriundos da norma ISO, em complemento, na prática, observam-se outros objetivos que também podem ser alcançados através da gestão ambiental, a saber:
     Gerir as tarefas da empresa no que diz respeito a políticas, diretrizes e programas relacionados ao meio ambiente e externo da companhia;
     Manter, em geral, em conjunto com a área de segurança do trabalho, a saúde dos trabalhadores;
     Produzir, com a colaboração de toda a cúpula dirigente e os trabalhadores, produtos ou serviços ambientalmente compatíveis;
     Colaborar com setores econômicos, a comunidade e com os órgãos ambientais para que sejam desenvolvidos e adotados processos produtivos que evitem ou minimizem agressões ao meio ambiente.

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  4. Trabalhar compartilhando atividades pedagógicas com certeza é uma atividade gratificante, no primeiro instante preocupante, mas depois que experimentamos desenvolver projetos multidisciplinares, envolvendo diversos professores com disciplinares que no primeiro momento não conseguimos junta-las para obter um projeto, mas é só serenarmos nossa mente que certamente vamos elaborar outros, com toda essa qualidade.
    O grupo está de parabéns pela qualidade do projeto que estão desenvolvendo e o que começará em 2.010.
    Fico muito feliz de fazer parte do grupo das colegas Ana Paula e Sílvia Hauss.

    “O esforço feito com alegria abre a mais pesada das portas.”

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  5. Segundo a Política Nacional do Meio Ambiente
    (Lei 6.938/81), são considerados bens a proteger:

     A saúde e o bem-estar da população;

     A fauna e a flora;

     A qualidade do solo, das águas e do ar;

     Os interesses de proteção à natureza/paisagem;

     A ordenação territorial e planejamento regional e urbano;

     A segurança e ordem pública.

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  6. Os alunos da escola CECAR do curso técnico em contabilidade deverão utilizar as mídias abaixo relacionadas, a fim construir o conhecimento e colaborar para amenizar o problema do aquecimento global, valendo-se de material impresso, jornal, revista, pesquisa na internet sob contabilidade ambiental, confecção de gráficos no PowerPoint sobre percentual de poluição do ar no planeta.
    Os problemas ambientais atuais devem servir de lição para o homem. A natureza existe para ser utilizada, proporcionando-lhe a qualidade de vida desejada. Porém, sua capacidade de ser alterada é limitada. O homem disporá sempre dos recursos naturais se usá-los de forma adequada, agindo como parte integrante da natureza e não como seu dono absoluto.

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  7. A interação das experiências pedagógicas está acontecendo no blog compartilhar pedagógico, com destaque para as mídias rádio e blog.

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  8. O Projeto sobre a criação da rádio é o máximo.Os alunos representantes do Grêmio da E.E. de Ensino Fundamental Professora Inácia Machado da Silveira do município de Piratini estão pensando em criar uma rádio na escola e com certeza as idéias apresentadas aqui serão muito úteis.
    Sou professora da E.E. de EnsinoFundamental Profesora Inácia Machado da Silveira

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